sexta-feira, 25 de maio de 2007

O PSDB e a Educação


No Estado de São Paulo o PSDB teve 12 anos de administração e terá 16 se o Governador José Serra cumprir o seu mandato. Durante 12 anos o PSDB também teve maioria absoluta na Assembléia Legislativa, ou seja, autonomia total da maquina estatal.
Todos os 621 colégios sob controle do Estado de São Paulo tiveram notas inferiores a 50 de uma escala de 0 a 100. A média geral das escolas estaduais da cidade foi de 38,42 (contra 52,81 de média das escolas particulares).Um total de 500 municípios do Estado de São Paulo dos 525 que oferecem ensino fundamental na rede estadual de 5ª a 8ª séries no Estado de São Paulo têm nota abaixo de 5, com média 4,5, pelos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo dados da própria Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a repetência no fim do Ensino Médio em 1998 era de 3,6% e em 2006 a reprovação é de 17,8%.
Após 11 anos de administração do PSBD, fica clara a má qualidade dos alunos da Escola Publica Estadual. Portanto concluímos que os tucanos são um desastre na educação, certo?
O governador Serra mostrou que não basta ter índices medíocres e adolescentes saindo da escola como analfabetos funcionais, temos que piorar o ensino Superior!
No dia em que assumiu o Governo do Estado, Serra, baixou o decreto que tira a autonomia das Universidades Estaduais dando inicio a uma crise dentro da Universidade de São Paulo, com a invasão da reitoria por parte dos estudantes e funcionários, e greve em algumas Faculdades da Universidade. Para atingir o objetivo, construído por seus antecessores Covas e Alckmin, de arrasar o sistema educacional, no auge da crise, Serra, na calada da noite decreta o fim da divulgação de repasses ou bloqueios de verba as Universidades Estaduais, o que quer dizer que Serra, pode bloquear as verbas das Universidades sem a necessidade de publicação no Diário Oficial. Afinal o que quer o Governador?
Acredito que o recorde negativo nos índices educacionais e uma centralização de poder em suas mãos dando aos moradores do Estado o caráter de fantoches, o que os estudantes da USP se negam e se mostram como o grupo de resistência a um governo centralizador.Ah, mas se o Mário Covas tivesse vivo tudo seria diferente! Seria, com certeza, quem lembra da greve de 2000 sabe disso!

Um comentário:

Pedro Malina disse...

Ta com blog agora é??